Palestra sobre o câncer de mama integra ações do Outubro Rosa na Faculdade Santo Agostinho

Na tarde de hoje, 23 de outubro, a Faculdade Santo Agostinho, Hospital de Terapia Intensiva- HTI e a Clínica OncoBem promoveram uma palestra sobre o Câncer de Mama, inserida na programação do Outubro Rosa. A palestra, ministrada pela Dra. Vanessa Castelo Branco, aconteceu no auditório Manoel Cipriano Lira, às 15h, e contou com a participação de mulheres que trabalham ou estudam na FSA.




A Dra. Vanessa Castelo Branco iniciou falando sobre a campanha “Outubro Rosa”, que tem como intuito conscientizar e fazer circular informações a respeito do Câncer de Mama, um dos tipos de câncer com maior incidência nas mulheres, embora homens também possam ser acometidos (entretanto em um número bem inferior, tendo em vista que eles possuem menos tecido mamário). A campanha visa alertar sobre o diagnóstico precoce – fundamental para obter êxito no tratamento e na cura da doença. Durante toda a palestra, a Dra. Vanessa Castelo Branco reforçou a necessidade do auto-exame. “A ideia toda é de que a mulher conheça o seu próprio corpo, conheça a sua mama para poder identificar qualquer manifestação diferente e procurar atendimento e para as mulheres que têm a idade de risco, a idade de rastreamento que façam os exames regularmente”, ressaltou.

Os fatores de risco que podem contribuir com a doença também foram elencados pela palestrante, dentre eles: os fatores genéticos, reincidência cancerígena, obesidade, alcoolismo, sedentarismo e exposição à radiação. Além de falar sobre a prevenção, também foram ressaltados os tratamentos, os direitos da mulher e demais questões que envolvem o câncer de mama. Por fim, as participantes também colocaram suas dúvidas em um momento de troca com a Dra. Vanessa Castelo Branco, cumprindo com os pressupostos da campanha “Outubro Rosa” que provê a multiplicação de informações que podem salvar e melhorar vidas.

Fonte: Site FSA


0 visualização0 comentário