Março Lilás é mês da Conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero

A campanha Março Lilás busca levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.


Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que tem entre 25 e 64 anos de idade deverá realizar o exame preventivo (conhecido como Papanicolau). É um exame simples, rápido, gratuito e disponível em todo país.


Outra forma de prevenção é a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, ofertada nas unidades básicas de saúde (UBSs) e que faz parte do calendário vacinal na adolescência.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) excetuando-se o câncer de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.


A experiência de alguns países desenvolvidos mostra que a incidência do câncer do colo do útero foi reduzida em torno de 80% onde o rastreamento citológico foi implantado com qualidade, cobertura, tratamento e seguimento das mulheres.


Neste mês de março fiquem ligados nas informações úteis que preparamos para você.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você já deve ter ouvido falar da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (n° 13.709), que entrou em vigor em 14/08/2020. A Lei estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamen