Autoexame é essencial contra o câncer de mama, alerta oncologista

No Outubro Rosa, mês dedicado a alertar a população sobre o câncer de mama, especialistas alertam para a importância do autoexame. Em entrevista na Rádio Cidade Verde, o oncologista André Luís Pinho Sobral destacou ser necessário o paciente tomar medidas para diagnosticar a doença o quanto antes.

"É muito importante o autoconhecimento. A campanha do autoexame é essencial, porque ela estimula a mulher a conhecer seu corpo", disse o oncologista, no Cidade Verde Notícias desta sexta-feira (6).



O especialista alerta que o câncer não tem uma única forma de apresentação. Qualquer alteração fora do comum nas mamas deve ser levada em consideração, como aparecimento de nódulos, secreção pelo mamilo, dor e vermelhidão.

"A maioria dos casos não será câncer, mas sabemos que cada vez mais o conhecimento do diagnóstico precoce é essencial", acrescentou André Sobral.

Entidades divergem sobre a recomendação da idade para realização da mamografia. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) orienta que o exame seja feito a partir de 50 anos de idade. Mas há outra corrente que prefere o exame a partir dos 40 anos.

O certo é que não se pode vacilar. Só em 206 foram registrados quase 58 mil casos da doença, que é mais comum em mulheres acima de 50 anos.

Além do autoexame, a mudança de hábitos pode ajudar a reduzir os riscos do câncer de mama. Alimentação saudável e a busca por qualidade de vida são fatores positivos para evitar essa e outras doenças.

Fonte: Cidade Verde


1 visualização0 comentário